Outubro Rosa

Hello Hello!

Tudo Bem? O post de hoje é sobre Outubro Rosa o mês da prevenção do câncer de mama.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.


   O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade komen. Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e entre outros. A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

    Infelizmente só percebi a importância desse assunto depois que aconteceu na minha família. Mas olhando pelo lado positivo (coisa que eu aprendi para fazer todos os dias), agora posso alertar vocês com um pouco mais de conhecimento sobre o assunto. Não fecha a janela não, isso é muito importante! Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), até o final de 2015 teremos quase 60 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. Que não, não é uma doença exclusivamente feminina. 181 homens e 14 mil mulheres morreram com câncer de mama em 2013. Esse números seriam muito menores se os casos tivessem sido descobertos no início da doença, como foi no caso na minha família. O autoexame é super importante, mas pra ser sincera não gosto de ficar batendo só nessa tecla porque ele não é o método mais efetivo para descobrir o câncer. Mas sim, façam todo mês de preferência sempre no mesmo dia (por exemplo, se você fez dia 8, faça todo dia 8 de cada mês)! Se você conhecer o seu corpo, vai perceber sempre que tiver alguma diferença nele. A questão é que a gente acaba esquecendo, deixa pro próximo mês… Os tumores podem ser bem pequenos e não podem ser sentidos no toque. Se você não fizer o exames, talvez nem descobrirá muito depois e complicara o caso. Mas como ela descobriu no início foi tudo muito menos complicado!
Então o que eu devo fazer, Fany? Vá na ginecologista e solicite seus exames. Ultrassonografia, mamografia (a depender da sua idade). E a idade? Com quantos anos devo fazer isso? Bom, depende muito, mas se você está ou já passou da adolescência, deve ir na ginecologista pelo menos uma vez por ano e fazer os seus exames regularmente. Os índices de câncer são mais comuns em mulheres com mais de 50 anos. Porém, tem vários casos de mulheres mais novas que tem e sofrem muito porque achavam que eram novas para desenvolver o câncer e descobrem com a doença bem avançada. Eu fico assustada com a quantidade de pessoas que não vai no médico por medo de descobrir alguma doença. Medo não é remédio para nada :( A vida é tão importante, gente… Ninguém disse que ia ser fácil, mas a gente não pode ficar na defensiva esperando a vida ser maravilhosa sozinha. Não falo isso por mim, falo por vocês (e com carinho, tá?).

Bom, recado dado! Minha missão tá cumprida e agora você precisa fazer a sua parte. Alerte sua família e seus amigos!


Com amor, Fany <3


Sigam o Blog.


                                                     Obrigada por tudo, pessoal !
                                                                              xoxo

Postagens mais visitadas